segunda-feira, 22 de maio de 2017

Meta 2 - Dúvidas e Certezas


Inventário de conhecimentos:

Os alunos apresentaram várias certezas, porém fomos debatendo e algumas se transformaram em dúvidas. Sugeri que suas pesquisas sejam através de artigos e sites confiáveis da internet, além de umas pesquisa com outros adolescentes. 
A turma em que estou desenvolvendo o Projeto de Aprendizagem é bem pequena porém muito questionadora e contestadora. 


Tema: Porque os adolescentes gritam
Brendy, Julia, Nicoly e Vanessa

Certezas Provisórias:
  • Raiva;
  • Amor;
  • Alegria;
  • Emoção;
  • Birra;
  • Prazer;
  • Adrenalina;
  • Dores;
  • Meio de comunicação.
Dúvidas Temporárias:
  • É normal gritar?;
  • Todos os adolescentes gritam?;
  • O adolescente que grita quer chamar a atenção?;
  • Gritam por que não escutam quando falam?;
  • Será que são histéricos desta fase da vida?.


                                            Tema: Celular X Sala de aula
Guilherme, Lucas Matheus, Roberth

Certezas Provisórias:
  • O uso de celular é inapropriado na sala de aula;
  • Usar celular na sala de aula afeta os estudos;
  • O uso de celular tira a atenção na aula;
  • O uso do celular pode ajudar o aluno se usado corretamente;
  • Os professores ficam bravos quando o celular é usado em sala de aula;
  • O celular atrapalha quando a música esta em volume alto;
Dúvidas Temporárias:
  • Por que é proibido o uso do celular em sala de aula?;
  • Por que o uso de celular atrapalha tanto?;
  • Por que foi criada a lei que proibi ao celular na sala de aula?;
  • O uso de celular afeta a aprendizagem dos alunos?;
  • O celular pode ajudar o aluno em sala de aula?.
  •  
Tema: Educação – O que é educação no ambiente escolar?
                             Bianca, Cassiane, Eduardo, Laysa e Yasmim


Certezas Provisórias:
  • Obedecer as regras da escola;
  • Aprender;
  • Cuidar da sala, colégio, etc.
  • Manter o ambiente limpo;
  • Não cometer bullying;
  • Realizar as tarefas.
Dúvidas Temporárias:
  • Por que não cuidamos da escola;
  • Por que discutimos com os professores;
  • Por que não respeitamos os colegas;
  • Porque não respeitamos as regras;
  • Por que existem brigas na escola.

Tema: Aprender
Gabrielle, Gregory e Vitória

Certezas Provisórias:
  • Jovens têm que aprender;
  • Aprender é uma coisa boa;
  • Aprender é muito difícil;
  • Temos aprender;
  • Aprender é uma coisa difícil;
  • Se estudar aprende.
Dúvidas Temporárias:
  • Por que não conseguimos aprender?;
  • Todos aprendem?;
  • Dependendo da matéria é mais difícil aprender?;
  • Por que temos dúvidas da importância de aprender?.
Por Luciane Xavier


A forma de organização faz toda diferença para que o trabalho com os PA's possam ser desenvolvidos com plenitude, e, no relato da colega Luciane, percebe-se exatamente isso. 
Nesta etapa, a meu ver, é quando o professor se torna o mediador que um projeto de aprendizagem precisa, afinal, é nessa etapa que o "norte" é estabelecido e a pesquisa começa a ganhar forma, sai do planejamento e ganha a execução por parte dos integrantes do grupo que num processão de flexão irão confrontar as certezas e as dúvidas com o material pesquisado e daí construir e reconstruir seus conhecimentos.

Por Daiane da Silva


E quando toda uma organização é feita, planejada, precisamos contar também com os imprevistos. Enquanto a colega Luciane consegue dar uma autonomia aos seus educandos para que desenvolvam o projeto apenas mediando em paralelo o objetivo da Interdisciplina. Em minha turma diante de toda uma dinâmica tentando mediar uma série de particularidades próprias da turma, ainda mais sendo de um maternal II onde há crianças pequenas, onde alguns passam por momentos delicados como o menino autista que estava a um tempo fora e que agora necessita de toda uma readaptação dentro do ambiente. Apesar de haver uma volante na sala ele não a deixa aproximar-se solicitando minha atenção quase que constantemente, tornando o desenvolvimento do trabalho um pouco mais lento, e como se não bastasse, eu que me encontro em fim de gestação, fico afastada por 10 dias, necessitando de repouso e limitando o restante do desenvolvimento das etapas do trabalho.
Mas anterior a estes fatos o projeto estava tornando nossas rodas de conversas muito produtivas.
Como parte do projeto passamos como tarefa de casa que as crianças observassem durante o fim de semana seus animais de estimação quanto:

  • ao que comiam?
  • como se movimentavam?
  • se brincavam? Como?
  • como gostavam de dormir?
  • se eram barulhentos?
Na ansiedade da fala surgiram problemáticas próprias e comum em momentos como estes envolvendo crianças, pois eles já não conseguiam mais esperar sua vez de falar, ouvir o outro colega cada qual querendo falar mais a respeito dos seus animais de estimação, como havida sido o fim de semana com eles... o que haviam observado de suas características.
Então surgiu a ideia do desenvolvimento da poesia " Palavra Mágicas" de Pedro Bandeira.


Fonte: https://www.google.com.br/search?q=poesia+das+palavras+magicas&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjuttWE5YbUAhXIfpAKHULNAZkQsAQIJw&biw=1242&bih=580#imgrc=ujZvnBzPBdnNvM: visitado em 23/05/20217

A introdução desta poesia que posteriormente expusemos na sala surtiu um efeito bem interessante para as demais situações dentro de sala, pois alguns vinham contentes contar "Prof, o fulano pediu licença comigo" ou outros perplexos "Prof o fulano me machucou e nem falou desculpa!'
Está sendo bem interessante esta articulação  das palavra mágicas, com o projeto porque em nossas rodas de conversa eles já estão começando a levantar o dedinho e pedir "conicença"
Agora é aguardar o retorno com calma para que possa ser retomado o trabalho no sentido de que eu possa concluir as demais etapas dentro da interdisciplina.

Por Lisandra Barbosa


Nosso quadro de certezas e dúvidas:
Ao elaborar nosso quadro de certezas provisórias e dúvida temporárias, surgiram muitos comentários das crianças, inclusive algumas certezas passaram a ser dúvidas. Para mim, enquanto educadora, achei complexo realizar este quadro, por serem ainda tão pequenas as crianças com quem trabalho. Ficou assim:

Certezas Provisórias:
Nas histórias tem lobos e monstros;
Nas histórias tem princesas, príncipes e bruxas;
O Ziraldo é bem velhinho e é um vovô;

Dúvidas Temporárias:
As histórias são de verdade?
Só se conta histórias com livros?
Por que o lobo é mau?
Quem é o Ziraldo?


A partir daí já temos alguma coisa para iniciar nosso trabalho, englobando o que estamos vendo nesta interdisciplina de Projeto Pedagógico em Ação. Então, ao trabalho!

Por Adriane Lucas

Ao montarmos o nosso quadro de certezas provisórias e dúvidas temporárias, eu e meus sobrinhos também encontramos algumas dificuldades,porque algumas certezas que eles apresentaram acabaram  tornando-se dúvidas,mas penso que este fato vai ajudar na pesquisa, porque percebi que as dúvidas fizeram aumentar a curiosidade deles sobre o assunto.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área internaCertezas Provisórias:
O vento é o ar em movimento;
O vento faz barulho;
Podemos ver o vento através do movimento das árvores;
Quando o vento é muito forte ele traz transtornos;
O vento forte é ruim, e o vento fraco é bom.

Dúvidas Temporárias:
Como se forma o vento?
Por que o vento vem de lados diferentes?
De onde vem o vento?
Por que o vento as vezes é forte e outras vezes é fraco?
Por que o vento é frio?
Agora que terminamos o quadro das certezas é dúvidas, já temos como iniciarmos nossas pesquisas sobre o vento.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas










Por Luceli da silva






Após a pergunta de inicio do projeto, trabalhei com a turma com o quadro de certezas e dúvidas.

Certezas:
que devemos cuidar do planeta,
que devemos reciclar,
que vem muitas coisas boas da natureza,
temos que cuidar do lixo,

Dúvidas:
porque se não economizar agua vai faltar,
porque não podemos queimar lixo,
o que é agridir a natureza.


Por Maria Lúcia Rodrigues em 31/05/2017

Um comentário:

  1. Parabéns ao grupo pelo texto colaborativo e pela integração demonstrada, sendo que uma colega está dando retorno e refletindo sobre o trabalho da outra.

    Luciane, excelente levantamento de questões de pesquisa, dúvidas e certezas trabalhadas e pesquisadas pelos grupos de alunos. Denota o envolvimento da turma com o projeto.

    Adriane, essa etapa de aprofundamento das dúvidas e certezas, a etapa de pesquisa é substancial no PA, pois permite aprofundar e ampliar os conhecimentos sobre o tema das "histórias". Como foi desenvolvida a etapa de pesquisa? Quais as fontes e materiais de informação pesquisados?

    Luceli, fico muito feliz em termos um PA que vem sendo desenvolvido num espaço não escolar. Esse aspecto demonstra a potência dessa proposta de trabalho por projetos, sendo a curiosidade um ingrediente principal. O tema do "vento" pode e deve ser pesquisado em diferentes fontes, pois é interdisciplinar. Inclusive há uma série de "contos" e "lendas" vinculados a esse tema que vale a pena conferir.


    Daiane, realmente a organização de um PA é muito importante, principalmente na etapa de pesquisa onde está em jogo aprofundar as questões do projeto, esclarecer dúvidas e validar certezas.

    Maria Lúcia, como você validou as certezas e esclareceu as dúvidas? Quais as fontes e materiais de pesquisa? Como a turma discutiu os achados nas pesquisas? O tema do PA é muito importante de ser aprofundado na escola, pois remente à educação ambiental

    Abraços.

    ResponderExcluir