Com a familiarização fui compreendendo que um plano de ação não é algo fixo, mas uma linha condutora dos passos para realização da pesquisa.
Além do que já havia sido previsto pelo grupo, no que diz respeito ao como executar a pesquisa e coletar informações, novidades podem ser incorporadas ao Plano de Ação.
Por tanto, conclui que o Plano de Ação diz respeito ao como, quando e o que fazer para que o PA tenha um andamento saudável e os objetivos do grupo seja alcançado.
Disponível em: http://patypegorin.net/criando-um-plano/ |
Por Luciane Xavier
Quadro
Referencial sobre o Plano de Ação:
METAS
|
OBJETIVOS
|
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
|
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
|
ATIVIDADES REALIZADAS
|
Meta 1 - Questões
de Pesquisa
|
Levantar os temas
de interesse e questões de pesquisa dos meus sobrinhos/ para desenvolver um
projeto de aprendizagem com os mesmos
|
Primeiro conversei
com eles sobre o que é um projeto de aprendizagem.
Depois perguntei se
queriam participar, pois estava sem turma mas tive autorização de realizar o
projeto com eles, os mesmos aceitaram e ficaram contentes em participar.
|
03/04 a 20/04
|
Conversamos sobre
as coisas das quais eles mais gostam de
Fazer, as que menos
gostam, e as que eles tem medo.
|
Meta 2 - Dúvidas e
Certezas
|
Elaborar um
inventário de conhecimentos, com dúvidas a serem esclarecidas e certezas a
serem validadas, através de atividades de pesquisas e aprofundamento.
|
Distribui um
caderno e um lápis, para os dois e pedi que escrevessem suas certezas e suas
dúvidas sobre o tema, logo após terem escrito, cada um leu as suas certezas e
dúvidas e então argumentamos sobre as mesmas.
|
20/04 a 11/05
|
1) cada um
escreveu sobre suas certezas e
dúvidas.
2) leitura das certezas e dúvidas de cada
um
3) conversamos sobre as certezas e dúvidas
de cada um
|
Meta 3 – Mapa Conceitual
|
Construir, com
os/as alunos/as um Mapa Conceitual sobre um dos temas trabalhados no PA,
ensinando-as a sintetizar e relacionar aprendizagens.
|
Expliquei para os
meus sobrinhos o que é um mapa conceitual, mas como fizeram caras de confusos
resolvi mostra para ele os mapas conceituais da internet.
|
15/05 a 18/05
|
Pegamos o computador e pesquisamos
sobre os mapas conceituais.
|
Meta 4 – Plano de
Ação
|
Elaborar o Plano de
Ação retomando todas as etapas/metas já desenvolvidas e as atividades por desenvolver,
a fim de integralizar o planejamento e a execução do PA em um único
documento.
|
Conversei com os
meus sobrinhos e expliquei que iríamos usar as certezas e dúvidas e o mapa
conceitual para elaborar uma pesquisa em diferentes fontes.
|
29/05 a 15/06
|
Orientei os dois de como fazer a pesquisa e
a coleta das informações.
|
Meta 5 - Relatório
|
Desenvolver, com
base no Plano de Ação, análises e reflexões sobre cada etapa desenvolvida no
PA, usando o Referencial Teórico indicado na interdisciplina.
|
|
|
Será solicitado na
14ª e 15ª semanas.
|
Exatamente Daiane, tudo que é desenvolvido no PA integra o Plano de Ação.
ResponderExcluirO Plano de Ação serve para distribuir as ações num tempo/espaço específico e, ainda, registrar toda a memória do projeto.
Abraços.
Agradeço a feed, pra mim estar afastada da sala de aula dificulta a reflexão, por isso ter um retorno e ainda positivo sobre as minhas reflexões é muito bom!
ExcluirDaiane
Excelente Plano de Ação, retoma os objetivos, etapas e principais atividades desenvolvidas.
ResponderExcluir