sábado, 27 de maio de 2017

Meta 4 - Planos de Ação

Quando trabalhei com Projetos de Aprendizagem no eixo IV, uma das minha maiores dificuldades foi compreender a importância do Plano de Ação e como organizá-lo.
Com a familiarização fui compreendendo que um plano de ação não é algo fixo, mas uma linha condutora dos passos para realização da pesquisa.
Além do que já havia sido previsto pelo grupo, no que diz respeito ao como executar a pesquisa  e coletar informações, novidades podem ser incorporadas ao Plano de Ação.
Por tanto, conclui que o Plano de Ação diz respeito ao como, quando e o que fazer para que o PA tenha um andamento saudável e os objetivos do grupo seja alcançado.


Disponível em: http://patypegorin.net/criando-um-plano/
- Por Daiane da Silva

Por Luciane Xavier



      Quadro Referencial sobre o Plano de Ação:   

METAS
OBJETIVOS
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
ATIVIDADES REALIZADAS
Meta 1 - Questões de Pesquisa
Levantar os temas de interesse e questões de pesquisa dos meus sobrinhos/ para desenvolver um projeto de aprendizagem com os mesmos

Primeiro conversei com eles sobre o que é um projeto de aprendizagem.
Depois perguntei se queriam participar, pois estava sem turma mas tive autorização de realizar o projeto com eles, os mesmos aceitaram e ficaram contentes em participar.
 03/04 a 20/04
Conversamos sobre as coisas das quais eles mais gostam de
Fazer, as que menos gostam, e as que eles tem medo.


Meta 2 - Dúvidas e Certezas
Elaborar um inventário de conhecimentos, com dúvidas a serem esclarecidas e certezas a serem validadas, através de atividades de pesquisas e aprofundamento.

 Distribui um caderno e um lápis, para os dois e pedi que escrevessem suas certezas e suas dúvidas sobre o tema, logo após terem escrito, cada um leu as suas certezas e dúvidas e então argumentamos sobre as mesmas.
20/04 a 11/05 
  1) cada um escreveu   sobre suas certezas e dúvidas.
  2) leitura das certezas e dúvidas de cada um
  3) conversamos sobre as certezas e dúvidas de cada um

Meta 3 – Mapa Conceitual
Construir, com os/as alunos/as um Mapa Conceitual sobre um dos temas trabalhados no PA, ensinando-as a sintetizar e relacionar aprendizagens.

 Expliquei para os meus sobrinhos o que é um mapa conceitual, mas como fizeram caras de confusos resolvi mostra para ele os mapas conceituais da internet.
15/05 a 18/05 
 Pegamos o computador e pesquisamos sobre os mapas conceituais.
Meta 4 – Plano de Ação
Elaborar o Plano de Ação retomando todas as etapas/metas já desenvolvidas e as atividades por desenvolver, a fim de integralizar o planejamento e a execução do PA em um único documento.

  Conversei com os meus sobrinhos e expliquei que iríamos usar as certezas e dúvidas e o mapa conceitual para elaborar uma pesquisa em diferentes fontes.
29/05 a 15/06 
 Orientei os dois de como fazer a pesquisa e a coleta das informações.
Meta 5 - Relatório
Desenvolver, com base no Plano de Ação, análises e reflexões sobre cada etapa desenvolvida no PA, usando o Referencial Teórico indicado na interdisciplina.



Será solicitado na 14ª e 15ª semanas.
 Por: Luceli Silva

3 comentários:

  1. Exatamente Daiane, tudo que é desenvolvido no PA integra o Plano de Ação.
    O Plano de Ação serve para distribuir as ações num tempo/espaço específico e, ainda, registrar toda a memória do projeto.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a feed, pra mim estar afastada da sala de aula dificulta a reflexão, por isso ter um retorno e ainda positivo sobre as minhas reflexões é muito bom!
      Daiane

      Excluir
  2. Excelente Plano de Ação, retoma os objetivos, etapas e principais atividades desenvolvidas.

    ResponderExcluir