De acordo com as leituras realizadas temos como constatação que enquanto o Projeto de Ensino conta apenas como o direcionamento do professor com objetivo de transferir conhecimento por ele pesquisado, cumprir com um cronograma estabelecido de forma que um conteúdo seja contemplado e seu comprometimento com o aluno limita-se a esta maneira de ensinar, já no Projeto de trabalho a aprendizagem ocorre através da observação que o professor realiza em sua sala considerando os interesses dos alunos através de questionamentos feitos à eles.
Nesta dinâmica o professor instiga seus alunos a pesquisarem e trazerem suas constatações para a sala e coloca-se como mediador orientador e também contribuindo nas suas aprendizagens, pois de acordo com Hernandez 1998., a terceira ideia que dá sentido à educação para a compreensão e a que se propõe em termos de que aquilo que se aprende deva ter relação com a vida dos alunos e dos professores, ou seja, deva ser interessante para eles.
O que não quer dizer, como a tradição da Escola ativa preconizou, “partir dos interesses dos alunos” e muito menos do que “gostariam de estudar ou saber”. Seguir esse caminho ao pé da letra significaria reduzir suas possibilidades com apêndices, limitar suas ulteriores aprendizagens do que “não sabem” que lhes possa interessar, e a contextualização do que conhecem de maneira parcial ou fragmentária. (p. 27)
Sendo assim podemos constatar que através do Projeto de trabalho a aprendizagem torna-se rica e prazerosa além de significativa, pois aluno e professor envolvem-se unindo conhecimentos prévios a pesquisas realizadas construindo um saber homogêneo tornando esse aluno protagonista do conhecimento adquirido.
Simplificando, no Projeto de Ensino os professores propõem um tema e definem as etapas que os alunos devem seguir. Geralmente o tema e externo ao ambiente escolar e deverá envolver a comunidade, socializando os resultados. No Projeto de Aprendizagem o professor deixa a escolha do tema por conta dos alunos o professor deverá orientar o aluno, planejando as etapas. Já o Projeto de Ação o tema surge a partir de um problema, de um desejo ou intenção. É uma atividade intencional onde o aluno adquire e produz conhecimentos.
Referência:
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e Mudança na Educação: os projetos de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
VIDIELLA, A. Z. La práctica educativa. Cómo enseñar. Mexico: Colofón, SA de C.V., 2007.
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e Mudança na Educação: os projetos de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
VIDIELLA, A. Z. La práctica educativa. Cómo enseñar. Mexico: Colofón, SA de C.V., 2007.
Muito boa as análises e a diferenciação entre os Projetos de Ensino e Aprendizagem. O destaque ao texto de Hernández (1998, p.27) de que o Projeto de Ensino e o Projeto de Trabalho não se resumem ao que a tradição da Escola Ativa preconizou, “partir dos interesses dos alunos” e muito menos do que “gostariam de estudar ou saber” unicamente, mas podendo transversalizar esses interesses e problemáticas de partida com conteúdos e áreas do conhecimento. É importante considerar a "pedagogia de projetos" como uma prática em que o pensamento e as aprendizagens têm sua origem numa situação problemática a ser pesquisada, sendo os/as alunos/as sujeitos ativos na construção do conhecimento. No projeto de trabalho, proposto por Hernández (1998), o objetivo subjacente são as mudanças no currículo e nas práticas escolares, onde a sala de aula se torna um ambiente dinâmico de interação, sendo que os próprios docentes (re)pensam suas práticas e suas relações com o conhecimento. No desenrolar de um PA e destacando aspectos confluentes com a proposta de Hernández (1998) no Projeto de Trabalho: os docentes pesquisam e estudam com os/as alunos/as; o trabalho pedagógico é cooperativo; os conteúdos são emergentes de problemas e interesses a serem estudados; os eixos temáticos se relacionam com diferentes áreas do conhecimento (interdisciplinaridade); há um fortalecimento de atividades de pesquisa; formulam-se e resolvem-se problemas, diagnóstico de situações e estratégias que implicam em análises, reflexões e avaliações de situações de aprendizagem; usam-se diferentes fontes de informação e tecnologias; realizam-se sínteses de ideias, experiências e buscas de informação em diferentes fontes; tomam-se decisões coletivas sobre o que é relevante de ser aprofundado e divulgado no projeto. É importante considerar que o PA culmina num Plano de Ação em que são elaboradas e distribuídas num tempo/espaço escolar uma série de atividades que serão desenvolvidas com a turma. Avante! Abraço, Aline Hernandez.
ResponderExcluirObservação - A forma correta de indicar as Referências (segundo as Normas da ABNT) é a seguinte:
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e Mudança na Educação: os projetos de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
VIDIELLA, A. Z. La práctica educativa. Cómo enseñar. Mexico: Colofón, SA de C.V., 2007.
Parabéns por inserir as referências!
Boa Noite, Prof. Aline! Ficamos lisonjeadas com seu feedback referente nossa diferenciação entre os Projetos de Ensino e Aprendizagem. Estamos trabalhando e estudando para realizar um bom trabalho e principalmente para efetivar um grande aprendizado.
ExcluirAbraços,
Luciane Xavier
Em tempo... Agradecemos a dica quanto a forma correta de indicar as Referências. Já efetuamos as devidas alterações.
ExcluirJá estão fazendo um bom trabalho. Que bom que entenderam a forma correta de referir as fontes.
ExcluirÉ importante que cada participante do grupo inclua sua postagem e assine a mesma. Abraço, Aline Hernandez.
ResponderExcluirProf. Aline, ficamos com dúvidas referente à "cada participante do grupo inclua sua postagem e assine a mesma". Seria da síntese (reflexões sobre a meta 1)?
ExcluirIsso mesmo! O blog deve ter o "rosto" do grupo, assim quando inserem um título/atividade (caixa de texto) todas devem postar ali, assinando as postagens, assim o texto fica mais colaborativo e integrado, sendo que uma lê e colabora com a postagem da outra. Abraço.
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