Meu
Projeto de Aprendizagem envolto em milhares de certezas e dúvidas surgiu assim
bem por acaso. Trabalho com a disciplina de Língua Portuguesa anos finais, e
tenho uma turma extremamente indisciplinada com problemas de relacionamento e respeito.
Levei
para a aula dois textos para refletirmos o que afetava a aula e porque estava tão difícil o relacionamento ali.
FÁBULA
DO SER HUMANO
Respeito andava pelo mundo,
e via que tudo o que havia sido criado era lindo, maravilhoso, harmonioso. Mas
faltava criar alguém para que administrasse tudo em seu nome.
Andando por uma plantação de trigo, apanhou um bocado, e
sentando-se numa pedra, começou a triturar aqueles grãos, transformando-os em
pó.
Caminhou até o rio e apanhou um pouco d’água, adicionou-a
naquele pó de trigo. Enfiou suas mãos e começou a modelar uma criatura, que
fosse a sua imagem e semelhança.
Diálogo foi se aproximando e vendo o amigo concentrado lhe
perguntou:
- O que faz?
- Faço uma criatura à minha imagem e semelhança, para que possa
administrar o mundo que criei.
- E como o chamará?
- Ser Humano.
- Posso lhe ajudar?
- Pode sim, venha e coloque suas mãos aqui nesta massa, vamos
dar forma a ela.
E por mais que criassem e recriassem o Ser Humano, este não
crescia, não se tornava imagem e semelhança de Respeito.
Encontro ao passar por aquele jardim viu os amigos e se
aproximou curioso e logo foi perguntando:
- O que fazem de bom?
- Estamos tentando dar vida a esta criatura do Respeito.
- É? E como ela se chamará?
- Ser Humano! Disseram os dois. – Mas ela não cresce, não vive!
- Hum. Acredito ter a solução para este problema. Esperem aí que
já volto.
E Encontro sumiu da vista deles e retornou trazendo um saquinho.
- O que é isto? Perguntaram os amigos.
- Eu andei fazendo umas pesquisas e acabei inventando esse pó.
Dei-lhe o nome de fermento. Acredito que se eu jogar ele na massa que vocês
dois estão modelando, faremos crescer o Ser Humano.
E assim foi feito!
Encontro adicionou o fermento na massa em que Respeito e
Diálogo modelavam. E Encontro também colocou a mão na massa.
E qual foi a surpresa quando os Três viram a criatura tomando
forma e fazendo parte do mano tornou-se o administrador do mundo, pois foi
criado em nome do Respeito e do Diálogo com o Encontro.
E toda vez que o Ser Humano deixou de lado o Respeito, o Diálogo
e o Encontro, o mundo todo adoeceu, ele e todos os seres vivos. As guerras e
todos os tipos de violências existiram, pois o Ser Humano não soube usar a sua
inteligência e a sua fraternura.
O Ser Humano foi dotado da razão e da emoção, mas seu tempo no
mundo seria o suficiente para realizar grandes coisas ao defender a vida.
Não há vida sem Respeito, Diálogo e Encontro.
Emerson Sbardelotti
Respeito, acho
que talvez um palavra que poucos saibam o verdadeiro significado, pelo
dicionario:
Ato ou ação de respeitar.
Sentimento que
leva a tratar alguém ou alguma coisa com grande atenção, profunda deferência;
consideração, reverência: respeito filial.
Obediência,
acatamento, submissão: respeito às leis.
Homenagens,
cumprimentos: apresentar seus respeitos.
Dizer respeito
a, pertencer ou referir-se a, ter relação com: tudo isto diz respeito a um fato
de suma importância.
Sinônimos de
Respeito
Respeito: afeição, apreço, consideração, estima, reverência e saudação
No
texto, por exemplo fala que o respeito seria mais uma obrigação ou algo do gênero.
Concordo com algumas partes, que dizem, por exemplo, "tratar alguém
ou alguma coisa com grande atenção, profunda deferência" respeito não é um
pensamento ou uma crença, para mim o respeito "veio a tona" mais como
uma ação e talvez como o ato de tratar as outras pessoas como você gostaria de
ser tratado.
Quando
se digita no Google a palavra respeito, o significado é praticamente igual, sua
definição não é muito difícil de achar. Em todos os lugares se fala de
respeito, desde um desenho animado da televisão ate hoje quando você vai no
shopping por exemplo.
Para
mim, como já disse antes, respeito é avaliado em gestos ou atitudes.
Existe
vários tipo de respeito, e eu, vou falar sobre o respeito com as pessoas.
Muita
gente só tem respeito em
casa. Com professores, empregados, agentes públicos e etc.
Tonalidade de cor, por exemplo não implica se a pessoa é legal ou chata,
educada ou mal-eduacada. Se a pessoa trabalha para você ou não, é apenas consequência,
não precisa ser chata e ou achar que você é a "manda-chuva". Apenas,
trate a pessoa do jeito que você gostaria que você fosse tratada.
Por
mais que a pessoa te responda, te trate mal ou coisa assim, apenas fique calma
e trate como uma situação normal, pois afinal, todos somos iguais. Indiferente
de temos ou não alguma doença, problemas mentais ou algo do tipo.
Normalmente,
ouvimos que, em jogos de futebol, alguns participantes de torcidas organizadas
tiveram problemas com a polícia ou coisa assim. É a penas um jogo, porque o
tamanho desrespeito com os torcedores dos outros times?
Hoje
em dia não muito, mas ainda é falado de brigas por causa de religião. Cada um
tenha sua fé, para que fazer isso? Ele segue a religião dele e você não precisa
obrigá-lo a aceitar o jeito que você pensa que o mundo foi criado ou coisa do
tipo.
Respeito
é dar as mãos, esquecer suas diferenças e tratar as pessoas, do mesmo modo que
você gostaria de ser tratado.
E
a partir deste texto comecei a questionar quais os principais problemas da
turma, eles citaram os seguintes:
*
Uso do celular;
*
Eles não conseguem entender o que os professores falam;
*
Gritos, porque o adolescente fala gritando;
*
Impaciência;
*
Educação, porque não são educados;
*
Respeito ou falta de respeito.
Achei
bem interessante os itens listados por eles e sugeri que formassem grupos e escolhessem
o tema que mais afetava o grupo, e que este tema seria ponto de partida para
uma pesquisa. Por incrível que pareça a turma gostou da proposta, espero ansiosamente pelas novas etapas e o resultado final desta atividade.
Referências:
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e Mudança
na Educação: os projetos de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto
Alegre: ArtMed, 1998.
PEGORETTE, Josemar Francisco; SOUZA, Flaviani Almeida; et
alii. Pedagogia
de projetos. Vitória,
SENAI. ES, 2003.
VIDIELLA, A. Z. La práctica
educativa. Cómo enseñar. Mexico: Colofón, SA de C.V., 2007.
Disponível em: <http://blogna.tv/wp-content/uploads/2010/04/maos-contra-o-cancer.jpg
- http://www.dicio.com.br/respeito/> Acessado em 20 de abril de 2017.
- http://www.dicio.com.br/respeito/> Acessado em 20 de abril de 2017.
Disponível em: <https://www.facebook.com/pj.vitoria/posts/396373710439636>
Acessado em 20 de abril de 2017.
Disponível em: <https://metodologiasativasblog.files.wordpress.com/2016/08/eficacia-equipe-projeto.jpg?w=670>
Acessado em 20 de abril de 2017.
Disponível em: <https://www.google.com.br/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fpm1.narvii.com%2F6392%2F6caa1948c3a64561b75f0f0656d6a0a2edfc85b6_hq.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Faminoapps.com%2Fp%2Fbr47s&docid=2BvU6aTFYmnLXM&tbnid=xLe3_kwSGHEmKM%3A&vet=10ahUKEwjTzoHCmc_TAhUBPpAKHTo6DToQMwg1KA4wDg..i&w=511&h=288&itg=1&bih=662&biw=1024&q=respeito%20gift&ved=0ahUKEwjTzoHCmc_TAhUBPpAKHTo6DToQMwg1KA4wDg&iact=mrc&uact=8>
Acessado em 20 de abril de 2017.
- Por Luciane Xavier
Diferentemente das minhas colegas Lisandra e Luciane que já estão pondo a teoria em prática com suas respectivas turmas, eu, Daiane, não terei no momento a oportunidade de executar a teoria pois estou de licença maternidade. Devido a isto, a execução da meta 1, assim como as demais, será de forma teórica.A proposta da meta 1 é mapear as turmas. Mesmo sem turma para aplicar, passei observar meu filho de 8 anos que sempre me faz muitas perguntas as quais geralmente não tenho resposta , mas sempre digo a ele que podemos pesquisar. Então, esse seria o ponto de partida de um projeto de aprendizagem, a curiosidade, partir do que o aluno quer aprender, do que ele quer conhecer, independente dos motivos do educando.Com o ponto de partida estabelecido, segue-se com o levantamento dos conhecimentos prévios sobre o assunto e a produção das certezas e dúvidas, pois serão o norte para que os alunos façam as pesquisas. Meu filho atualmente quer saber sobre samurais, pois quer ser um quando crescer (risos), ele me perguntou: Mãe, onde que se aprende golpes de Samurai?, eu disse que não sabia mas que podemos pesquisar e segui perguntando o que ele sabe sobre o assunto, e ele me respondeu: Samurais tem espadas. Depois indaguei qual a(s) dúvida(s) e surgiu Só no Japão tem Samurai? Com este breve relato exemplifico como seria o início de um PA, claro que não é a realidade de nós professoras em sala, pois temos 30 alunos em média para ponderar, e neste caso é apenas um educando sendo ouvido, mas acredito ser uma boa forma de exemplificar a teoria.
- por Daiane da Silva em 21/05/2017
Ao contrário das colegas Lisandra e Luciane que estão desenvolvendo seus projetos com suas turmas de atuação, minha situação assemelha-se a da colega Daiane, pois atualmente estou sem turma por não estar trabalhando, no começo fiquei desesperada,mas ao conversar com as professoras e tutoras da interdisciplina e relatar que no semestre passado tive a ajuda dos meus sobrinhos para realizar as atividades proposta, as mesmas me orientaram a desenvolver o projeto com eles na minha casa.
Mapeando meus sobrinhos:
Meus sobrinhos são dois, uma menina e um menino, os mesmos não são irmãos, são primos e moram na mesma casa.
Raica tem dez anos e cursa o quinto ano do ensino fundamental
Gustavo tem nove anos e cursa o quarto ano do ensino fundamental
Os dois estudam na mesma e no mesmo turno.
Vou realizar com eles um projeto de aprendizagem sobre o vento, pois os dois demostram interesse pelo assunto.
Por Luceli da Silva em 24/05/2017
- Por Luciane Xavier
Diferentemente das minhas colegas Lisandra e Luciane que já estão pondo a teoria em prática com suas respectivas turmas, eu, Daiane, não terei no momento a oportunidade de executar a teoria pois estou de licença maternidade. Devido a isto, a execução da meta 1, assim como as demais, será de forma teórica.A proposta da meta 1 é mapear as turmas. Mesmo sem turma para aplicar, passei observar meu filho de 8 anos que sempre me faz muitas perguntas as quais geralmente não tenho resposta , mas sempre digo a ele que podemos pesquisar. Então, esse seria o ponto de partida de um projeto de aprendizagem, a curiosidade, partir do que o aluno quer aprender, do que ele quer conhecer, independente dos motivos do educando.Com o ponto de partida estabelecido, segue-se com o levantamento dos conhecimentos prévios sobre o assunto e a produção das certezas e dúvidas, pois serão o norte para que os alunos façam as pesquisas. Meu filho atualmente quer saber sobre samurais, pois quer ser um quando crescer (risos), ele me perguntou: Mãe, onde que se aprende golpes de Samurai?, eu disse que não sabia mas que podemos pesquisar e segui perguntando o que ele sabe sobre o assunto, e ele me respondeu: Samurais tem espadas. Depois indaguei qual a(s) dúvida(s) e surgiu Só no Japão tem Samurai? Com este breve relato exemplifico como seria o início de um PA, claro que não é a realidade de nós professoras em sala, pois temos 30 alunos em média para ponderar, e neste caso é apenas um educando sendo ouvido, mas acredito ser uma boa forma de exemplificar a teoria.
- por Daiane da Silva em 21/05/2017
Ao contrário das colegas Lisandra e Luciane que estão desenvolvendo seus projetos com suas turmas de atuação, minha situação assemelha-se a da colega Daiane, pois atualmente estou sem turma por não estar trabalhando, no começo fiquei desesperada,mas ao conversar com as professoras e tutoras da interdisciplina e relatar que no semestre passado tive a ajuda dos meus sobrinhos para realizar as atividades proposta, as mesmas me orientaram a desenvolver o projeto com eles na minha casa.
Mapeando meus sobrinhos:
Meus sobrinhos são dois, uma menina e um menino, os mesmos não são irmãos, são primos e moram na mesma casa.
Raica tem dez anos e cursa o quinto ano do ensino fundamental
Gustavo tem nove anos e cursa o quarto ano do ensino fundamental
Os dois estudam na mesma e no mesmo turno.
Vou realizar com eles um projeto de aprendizagem sobre o vento, pois os dois demostram interesse pelo assunto.
Por Luceli da Silva em 24/05/2017
Meu projeto, surgiu da observação do
quanto de folhas de cadernos que os alunos arrancavam dos cadernos e da sujeira
que ficava a sala de aula no final do turno.
Então propus o projeto: “preservando
o meio ambiente”, realizei o inicio do projeto com debates e reflexões, que
despertou ainda mais os interesses dos alunos formaram grupos para a realização
dos trabalhos.
Nosso projeto ainda está em
andamento, ele começou com o significado do o que é “sustabilidade”.
Diante da escolha do tema,
discutimos e registramos, que sustentabilidade, é o desenvolvimento econômico e
material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma
inteligente para que eles se mantenham no futuro.
Trabalhamos diversos fatores
importantes sobre o projeto. Em meio as pesquisas também realizamos atividades
individual com perguntas, questionários e caça-palavras. Minha turma é do 5ano
e tem 22alunos, sendo 17 meninas e 5
meninos.
Por Maria Lucia Rodrigues 31/05/2017
Recordo-me de ter lido essa postagem e ter colocado um longo comentário sobre o projeto que não encontro aqui. Não sei o que ocorreu.
ResponderExcluirBom, o projeto aborda temas importantes de serem trabalhados e sérios. Emerge com força, ao meu ver, a relação professores/alunos/escola:
* Eles não conseguem entender o que os professores falam;
* Gritos, porque o adolescente fala gritando;
* Impaciência;
* Educação, porque não são educados;
* Respeito ou falta de respeito
O tema vai além do "respeito", mas trata das relações escolares, de aprendizagem, de compreender o que o outro fala, de direitos humanos, de sentimentos...
Sugiro fortemente que as atividades incluam dinâmicas de grupos e colaboradores externos (profissionais) que trabalhem profundamente as relações interpessoais, auto-estima, diálogo, reciprocidade, cooperação etc. Que adultos desejam ser?
Abraços.