domingo, 23 de abril de 2017

Luciane Xavier - Revisitando Projeto de Aprendizagem Eixo IV





Visitando, revendo e refletindo sobre nosso primeiro Projeto de Aprendizagem “Força do Pensamento” que teve como pergunta norteadora “Será que realmente temos uma ajuda do universo quanto aos nossos sonhos, desejos e anseios?” posso relatar que foi um projeto muito trabalhoso.
Creio que o tema muito amplo e de inúmeras possibilidades de trabalho tornou um trabalho bem complexo, além é claro de todas as questões que envolvem um trabalho em grupo.
Nossas certezas e dúvidas foram variadas e não tiveram nenhuma relação com conteúdos escolares foi um tema de interesse de alguns componentes do grupo que teve quer ser trabalhado por todos.
Para desenvolver o projeto realizamos a leitura de livros de Rhonda Byrne e Deepak Chopra e através das leituras fomos modificando nossas certezas e dúvidas e criando nosso mapa conceitual.
Quanto ao novo trabalho com Projeto de Aprendizagem acredito que "o pensamento positivo ou negativo atrai" e que pensando positivamente os alunos escolheram um tema de interesse de todos que renderá um maravilhoso trabalho.




Referência:

BYRNE, Rhonda. The Secret – O Segredo. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.
CHOPRA, Deepak – As Sete Leis Espirituais do Sucesso, 8.ª ed., Presença, 2010.
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e Mudança na Educação: os projetos de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
VIDIELLA, A. Z. La práctica educativa. Cómo enseñar. Mexico: Colofón, SA de C.V., 2007.
PIMENTA, Paula - Apaixonada por Palavras. São Paulo, 5ª ed., Editora Gutenberg, 2014

2 comentários:

  1. Luciane, projetos que abordam temas metafísicos, transcendentes, espirituais, são sempre complexos, pois para além dos paradigmas e modelos científicos, envolvem questões de crenças e de fé.

    Enfim, talvez o tema escolhido pelo grupo no PA no eixo IV tenha sido de difícil formulação de dúvidas e certezas e de sistematização de dados.

    Quanto a proposta dessa interdisciplina, não compreendi se você já realizou ou não a Meta 1 com sua turma? Como se caracteriza a turma? Quais as questões suscitadas pelos/as alunos/as? Como surgiram as questões de pesquisa/interesse?

    Aguardo a complementação das informações.
    Abraços.

    ResponderExcluir